Agenda Cultural

A Biblioteca Escola Viva separou algumas dicas para você curtir o final de semana:
.
  • CECI BEIJOU PERI, E AÍ JOSÉ?
.
Ator logo no início do espetáculo se pergunta o porquê de tudo aquilo e resolve mudar o rumo da cena quando percebe que a sua volta as “idéias estão fora do lugar” e acaba revelando as contradições de suas próprias escolhas. Objetivo: Colocar em cena as reflexões de José de Alencar sobre a escravidão brasileira. Recentemente foram publicadas suas cartas, assinada com pseudônimo :”Ao Imperador: Novas Cartas Políticas de Erasmo”A adaptação livre sobre as Nova Cartas Política de Erasmo, escritas por José de Alencar, famoso e popular escritor do romantismo nacional. Tem o interesse de tornar ascessível esse material que, por longos anos, era desconhecido inclusive pelos especialistas em Literatura Brasileira. Publicadas recentemente recoloca em questão o que foi o processo abolicionista e a própria abolição no Brasil do século XIX.Como todos sabem, José de Alencar, é filho de ruralista, foi deputado da Câmara nacional várias vezes, e tinha profundo interesse na questão da abolição já que olhava o problema desde o ponto de vista dos escravocratas, que tinham nos seus escravos um grande Capital aplicado e a abolição faria com que eles se descapitalizassem.No ano de 2008, não podemos esquecer que completou 60 anos da aprovação da “Carta dos Direito dos Homens” pela ONU. Carta que teve importante participação dos brasileiros na pessoa de Graça Aranha. Mas, no entanto, sabemos que os problemas da desigualdade social, do tratamento desigual entre os brasileiros, da péssima ddeistribuição da renda, do analfabetismo, da violência, ainda é uma questão a ser resolvida entre nós.Ao se adptar as Cartas para o palco é uma maneira de retomar essa discussão. Uma maneira de refletirmos sobre a história passada e a presente em nosso país. O projeto visa “falar” para um público jovem, para o qual o conhecimento da história brasileira é a oportunidade de poderem discutir que futuro desejam para si e para o país.
.
.
Local: Ágora Teatro - Rua Rui Barbosa, 672
Horário: Sábado às 21h30 e domingo às 19h
Ingresso: R$ 30,00
Classificação: 14 anos - Até 29/08
.
  • AS PALAVRAS E O MUNDO
.
A mostra temática e interativa tem a palavra como protagonista e, por meio de instalações artísticas, traquitanas, adereços e espaços para atividades dirigidas, apresenta brincadeiras com os sons, sentidos, significados, usos das palavras. Dentre as muitas atividades disponíveis para o público, os visitantes podem enviar um cartão postal da exposição para algum amigo querido; e as crianças de até 6 anos podem brincar em um espaço com adereços e móbiles especialmente concebidos em diálogo com as etapas do desenvolvimento da fala infantil.
.
.
Local: Sesc Pompéia - Rua Clália, 93
Horário: terça a sexta das 10h às 20h e sábados e domingos das 10h às 19h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre - Até 17/10
.
  • DIA DO FOLCLORE
.
No dia 22 de agosto comemoramos o Dia Nacional do Folclore, e o Museu da Língua Portuguesa, dedicado ao nosso idioma, à nossa diversidade e à nossa rica cultura, abre espaço para lendas, seres mitológicos e tradições brasileiras que compõem parte muito importante de nosso valioso patrimônio imaterial.
No sábado, 21 de agosto, a partir das 8h30, será realizado no Espaço Café, andar térreo, o 7º Fórum das Coisas do Arco da Velha, com palestras sobre o tema e apresentações de manifestações culturais de raiz. A participação é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia.
.
.
Local: Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/nº
Horário: das 80h30 às 17h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre - Apenas amanhã (21/08)
.
  • FEIRA DA LIBERDADE
.
Nas centenas de barracas da feira, estão à venda vários tipos de artesanato, roupas e objetos de decoração, além de comidas típicas como tempurá e yakissoba.
.
.
.
.
Local: Praça da Liberdade, s/nº
Horário: sábados e domingos das 8h às 18h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre

Nenhum comentário: