Agenda Cultural

  • RIO SÃO FRANCISCO NAVEGADO POR RONALDO FRAGA
.
É uma exposição sobre a cultura popular presente às margens do “Velho Chico”, interpretada pelo olhar do Ronaldo, e representa o projeto número 1 da moda incentivada pela Lei Rouanet, ou seja, é um projeto pioneiro junto ao Ministério da Cultura e uma abertura de portas para a moda brasileira ser reconhecida como instrumento cultural.
.
A exposição é composta de 13 ambientes, verdadeiras instalações de arte contemporânea, integralmente produzidas por uma ONG, e conta com duas participações muito especiais.
.
LOCAL: Pavilhão das Culturas Brasileiras - Parque Ibirapuera, portão 10
HORÁRIO: Terça a domingo, das 9h às 17h - Até 26/06
INGRESSO: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre
.
  • O MUNDO MÁGICO DE ESCHER
.
Desenhos enigmáticos, mundos tridimensionais representados em planos bidimensionais, explorações do infinito, metamorfoses e paradoxos geométricos com ângulos que abusam da ilusão de óptica e perturbam o senso de profundidade: estas são as bases do sinuoso mundo do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher.
.
A mostra “O Mundo Mágico de Escher”, que traz 94 das emblemáticas obras do artista,  chega a São Paulo em 19 de abril no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Além de conferir a exposição das xilogravuras originais, litografias e meios-tons, como “Relatividade”, “Dia e Noite”, o público também poderá interagir com cenários lúdicos nos quais a ilusão de óptica e o espelhamento são desvendados, além de passear pelas criações de Escher através de um filme em 3D.
.
LOCAL: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
HORÁRIO: Terça a domingo, das 09h às 20h - Até 27/07
INGRESSO: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre
.
  • VISÕES - PAISAGENS SURREAIS A BICO DE PENA E GRAVURA EM METAL
.
O que ecologia, política e sociologia tem a ver com arte? Tudo. Na exposição, “Visões – Paisagens Surreais a Bico de Pena e Gravuras em Metal” que ocorre no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, o artista português Pedro De Kastro resgata em 29 trabalhos uma antiga tradição europeia de gravura em metal, desenhos a bico de pena e nanquim.
.
A mídia monocromática de PDK aumenta o impacto de VISÕES, dando a sensação ao público de que essas mesmas paisagens são panoramas recordados, mais do que panoramas imaginados. Quando nós vemos um símbolo marcante de São Paulo ou de outra capital, profundamente entranhado em nossa memória coletiva e embutido em uma poderosa paisagem transfigurada pelo tempo e o aquecimento global, nossa imaginação é fortemente impactada, viajando sem limites, fazendo-nos refletir e transformar nossa própria realidade numa outra muito diferente e surpreendente, mas ao mesmo tempo e através do desenho a bico de pena, bela e extremamente nostálgica.
.
LOCAL: Museu Brasileiro da Escultura - Av. Europa, 218 Jd. Europa
HORÁRIO: Terça a domingo, das 10h às 19h
INGRESSO: Grátis
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Nenhum comentário: